Método Dra Jean Ayres
A abordagem de Integração Sensorial é um saber especializado, que começou a ser desenvolvido pelos estudos da Terapeuta Ocupacional, neurocientista e psicóloga educacional Dra Jean Ayres. De acordo com os pressupostos estabelecidos por Jean Ayres as sensações contribuem de maneira direta nos processos de aprendizagem, desenvolvimento e participação nas atividades diárias.
As causas das disfunções sensoriais não são completamente conhecidas, no entanto existem estudos que apontam causas prováveis e relações com outros diagnósticos. Algumas causas prováveis se relacionam com a prematuridade, hereditariedade, parto prolongado, sofrimento fetal, fatores ambientais, além de diagnósticos associados, por exemplo: Transtorno do espectro autista, Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, síndrome do x-frágil, síndrome de Down, entre outras.
Segundo Parham (2007) para efetividade da intervenção são seguidos os princípios: Capacitação especializada de um Terapeuta Ocupacional, plano de intervenção centrado na família, ambiente seguro e amplo que proporcione sensações ricas e diferenciadas, atividades geradoras de regulação do alerta e do desenvolvimento motor, focar no desafio certo, utilização da motivação intrínseca, proporcionar a satisfação da criança.
O resultado final do uso da abordagem de integração sensorial é a funcionalidade e o bom desempenho no cotidiano em indivíduos que se enquadram nos transtornos de processamento sensorial.
Alguns sinais de alterações do processamento sensorial:
- Dificuldade Alimentar
- Agitação ou lentidão
- Desatenção
- Sensibilidade Tatil, auditiva e do movimento
- Atraso nas aquisições motoras
- Ação motoras “desajeitadas”.
- Pobre equilibrio
- Medo excessivo
- Alterações do Sono